sábado, 27 de fevereiro de 2010

Evair "El Matador"

Neuber Fischer

Tudo começou em um campo de Várzea. A situação era difícil, mas a paixão pelo futebol era maior que tudo. Filho de José Paulino e Tereza Maria da Silva Paulino, Evair Aparecido Paulino nasceu em 20 de fevereiro de 1965 em Ouro Fino (MG). Levado para fazer um teste no Guarani, passou com folga na peneira e começou a jogar. Mas a vida não era fácil. A ajuda de custo inferior a um salário mínimo, não era suficiente nem para comer. “Algumas noites foram bastante difíceis” conta Evair. A história começou a mudar em 1984, quando foi promovido aos profissionais. Os gols começaram a sair. Dois anos depois, o país inteiro descobriu o centroavante artilheiro.

Em 1987 Evair foi convocado para a seleção brasileira. Em 1988 foi contratado pelo Atalanta da Itália onde permaneceu até 1991. “Ir para o Atalanta da Itália foi o primeiro momento marcante de minha carreira” diz Evair. De volta ao Brasil foi para o Palmeiras e atuou na campanha que levou o time ao título paulista. “A Final do Campeonato Paulista foi um jogo inesquecível” conta Evair, que virou herói e ganhou o apelido que o acompanharia, o “El Matador”, o maior goleador do Palmeiras nos anos 90. O sucesso no “Verdão” valeu a Evair a convocação para a seleção brasileira na Copa América de 93 e nos jogos das eliminatórias para a Copa de 94.

De 1994 a 1996 jogou no japão pelo Yokohama Flugels. De volta ao Brasil, esteve no Atlético Mineiro e no Vasco em 1997; jogou pela Portuguesa em 1998, e retornou para o Palmeiras em 1999, para ser campeão da Copa Libertadores da América. Transferiu-se para o São Paulo em 1999 e no mesmo ano foi para o Goiás. Em 2001 jogou pelo Coritiba e retornou para o Goiás em 2002. Em 2003 atuou pelo último clube como jogador, o Figueirense, onde entrou para a história ao marcar seu centésimo gol.

Evair encerrou sua carreira em 2003. Foram 23 anos entre amador e profissional. Os próximos desafios seriam fora de campo como treinador e empresário. Evair foi vice-campeão Goiano treinando o Vila Nova em 2004, passou pelo Trindade, Anápolis, CRAC e Itumbiara/GO. Como empresário, Evair fundou em sua terra natal a fabrica de linhas e barbantes Vigui.

Evair, hoje evangélico, é casado com Gisele e mora em São Paulo junto com os filhos Vitória e Guilherme.“Estar com meus filhos e minha esposa é o meu maior prazer” declara Evair.

Perfil produzido em 2009 para crédito a disciplina Jornalismo Impresso B da Prof. Vânia dos Santos Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário