quarta-feira, 2 de junho de 2010

Crochê movimenta a economia de Inconfidentes

Neuber Fischer

Inconfidentes, cidade com cerca de oito mil habitantes, localizada no Sul de Minas Gerais, integra o Circuito das Malhas e se tornou nacionalmente conhecida pelo crochê que produz. O artefato que ainda é feito manualmente por crocheteiras, homens e mulheres, corresponde, direto ou indiretamente, junto com as malhas e teares, por quase 80 % da economia local e gera trabalho e renda para aproximadamente 90 % dos moradores da região.

A cidade abriga cinco fábricas de linhas e barbantes, que são usados na confecção de telas, caminhos e outros artigos. São 22 malharias e uma dezena de lojas especializadas em crochê. Além de teares e fabricas de tapetes.

Para mostrar seus produtos para todo o Brasil, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Câmara dos Vereadores e Associação Comercial de Inconfidentes, realiza anualmente, no mês de junho, a tradicional festa “CrocheMalhas”. Este ano, a nona edição do evento, vai acontecer do dia dois a seis de junho e vai contar com stands de exposição de mais de 30 empresas, além de desfile de moda e show com cantores locais e de renome nacional. Nando Reis, ex titãs, se apresenta na cidade no dia 05 de junho.

Segundo José Valmei Bueno, Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Inconfidentes, a prefeitura municipal vai gastar cerca de R$200 mil na festa, com todo o investimento espera-se que o retorno seja positivo para o benefício dos comerciantes da cidade. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois o município sobrevive basicamente da produção de malhas, crochê, tapetes, teares e artesanatos”, acrescenta.

A cidade espera receber nos cinco dias de festa entre 20 e 30 mil pessoas, que vão poder conferir os produtos expostos e comercializados, que serão o crochê, as malhas, os tapetes, os teares, os artesanatos, roupas e produtos da culinária local.

Esta feira, é uma oportunidade para os produtores do município mostrarem a qualidade de seus trabalhos para milhares de visitantes da Crochemalhas. “O objetivo é que o evento seja "uma vitrine" para os empresários da cidade mostrarem sua produção para a região e para o Brasil. Certamente, muitos turistas que visitam a feira retornam a cidade em outros períodos do ano e isso movimenta a economia”, afirma o chefe do departamento de cultura e turismo.

Valmei conta que os comerciantes da cidade estão bastante animados com o movimento que a festa do crochê e das malhas trará para a cidade. “É certo que o comércio da cidade é muito beneficiado com este evento, pois tanto a feira quanto as lojas da cidade recebem grande número de visitantes”.

O objetivo da prefeitura e da Associação Comercial é trazer e fidelizar os turistas que vem para a cidade, assim a economia se torna cada vez mais sustentável. “E Este objetivo será alcançado”, confirma José Valmei.


Matéria produzida em 2010 para crédito a disciplina Jornalismo Especializado - Economia, da Profª. Ana Eugenia Nunes de Andrade.


Um comentário:

  1. Otima matéria. ampliou a visão dos desinformados de plantão (como eu rs) que acham que Inconfidentes só tem Rayza!

    ResponderExcluir