quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jovens de Ouro Fino ensaiam espetáculo inspirado em “Cats e Chicago”

Neuber Fischer

Pela segunda vez, o grupo de jovens “Reflexo e Ação” se reúne para ensaiar e apresentar um espetáculo teatral em Ouro Fino. Inspirado em musicais famosos como “Cats, Chicago e Sway”, a montagem ainda vai exibir cerca de 12 estilos de dança como tango, salsa, rock, samba de gafieira, forró, dança contemporânea e infantil. O grupo ensaia a peça, que vai misturar dança, teatro, música e expressão corporal, aos sábados, das 14 às 16 horas, no Teatro Municipal. Qualquer interessado pode ir assistir ao ensaio e também participar da peça, mas para isso a pessoa deve levar jeito para dança. A previsão de estreia da montagem é no início de 2011.

A atriz e dançarina Camila Pádua conta que todos na equipe tem apenas noções de dança. “Muitas vezes os ensaios são uma comédia. Iniciamos sempre com alongamento e um aquecimento, partindo em seguida para o treino das coreografias” conta. Em alguns momentos o grupo se divide para o melhor rendimento do ensaio. A rotina do grupo não permite por enquanto ensaios em outros dias da semana, devido a trabalho e estudo dos componentes. Porém, como todos são conhecidos e amigos, o ensaio flui sempre bem.

Uma das integrantes do grupo Paula Pádua diz que na peça não vai ter um papel de destaque, mas que está auxiliando na produção do espetáculo. “Não participarei de todas as danças, na maioria dais quais eu participo faço papel secundário, apenas em uma é que estamos decidindo se vou fazer a protagonista. Nos ensaios todos acabamos participando da preparação, damos nossas opiniões, e decidimos juntos o que é melhor para a peça” declara.

Segundo Edgar Augusto, um dos representantes do grupo, a peça não é um musical, “Para que se tornasse um musical faltam duas coisas: um enredo por trás das danças e os cantores” afirma. No elenco, que conta com 10 dançarinos e atores amadores estão: Edgar, Camila, Paula, Danilo, Dani, Carla, Robinho, Melina, Tainã e Jade.

O critério para a escolha dos estilos, segundo Camila foi buscar as danças clássicas mais conhecidas e acessíveis ao público. “algumas danças são adaptações da cena final do filme "Ela Dança, Eu Danço" e do trecho inicial de "Cats"conta.

De acordo com Camila e Edgar, líderes do grupo, ainda não há projeto de cenário, uma vez que o espetáculo ainda está em fase inicial. A trilha sonora está sendo selecionada, via internet, segundo as danças que serão apresentadas. Quanto ao figurino e a maquiagem, depois de definidos ficam a cargo de cada participante, e serão adaptados, pois as trocas vão ser rápidas entre uma dança e outra.

Edgar Augusto conta que a ideia de criar o espetáculo surgiu quando fizeram o trabalho anterior “Os Sapatinhos Vermelhos” em 2010, desde então vem planejando o novo espetáculo. Boa parte dos dançarinos que participaram dos “Sapatinhos” também integra a nova montagem.

O grupo, que é independente, já recebeu apoio de empresas para outro espetáculo, mas para esta montagem, ainda não recebe apoio do setor privado, nem se beneficia de incentivos do setor público.

Inicialmente, o espetáculo que vai ter duração de uma hora, vai ser apresentado quatro dias em Ouro Fino, e existe a intenção de apresentações em outras cidades. A entrada paga vai ser de três reais. “Precisamos ao menos custear nossas despesas” conclui Edgar.


Matéria produzida em 2010 para crédito a disciplina Jornalismo Especializado - Cultura, da Profª. Ana Eugenia Nunes de Andrade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário