quarta-feira, 2 de junho de 2010

IFSULDEMINAS sedia Fórum Municipal de Educação


Neuber Fischer

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, em inconfidentes, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, promovem o 2º Fórum Municipal de Educação.

O evento vai acontecer nos dias 28 e 29 de maio no prédio central do Instituto. Com o objetivo fundamental de sensibilizar professores, gestores e estudantes de educação, além de oferecer palestras e oficinas, para os participantes.

O tema do Fórum é “Educação e Emancipação”. Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu, professora e coordenadora dos cursos de licenciatura do Instituto, afirma que discutir educação, mesmo em eventos de pequena amplitude, exige estudo e reflexão para fundamentar o que se espera com a atividade, a escolha do tema que norteará a indicação dos nomes dos conferencistas, dos participantes de oficinas e mini-cursos, mesas redondas e dos demais aspectos que constituem sua organização. “O tema “Educação e Emancipação” surgiu a partir da necessidade de discutirmos o papel da educação escolar na formação humana com professores da rede pública, no sentido de afirmar a importância do ensino de conteúdos teórico-científicos como condição para emancipação dos indivíduos”. Essa concepção encontra-se fundamentada em obras de Dermeval Saviani.

Para o Professor e Diretor de Desenvolvimento Educacional Isaías Pascoal, o Fórum de Educação deste ano é uma continuação do primeiro, realizado no ano passado, quando a temática foi "Educação e Humanização". Neste ano, para fortalecer a reflexão do Campus sobre o processo educacional, e para apoiar a introdução dos cursos de licenciatura, a realização do Fórum se tornou estratégica. “O Campus Inconfidentes tem uma boa relação com os poderes públicos municipais. O diálogo tem sido constante e o Fórum é fruto disto” declara.

Segundo Isaías, eventos assim levam ao aprofundamento da reflexão sobre a educação. “Educação não é um processo simples, embora pareça ser. Envolve relações humanas complexas, variadas. Utiliza-se de processos e tecnologias diversos. Visa fins que precisam ser constantemente avaliados. Sem reflexão, o processo educativo pode tornar-se prisioneiro de si mesmo”.

A expectativa maior é que a comunidade educacional do Campus Inconfidentes, da rede municipal, dos cursos de licenciatura e de outras instituições aproveitem o máximo as atividades do Fórum para enriquecer suas concepções e práticas de educação.


Matéria produzida em 2010 para crédito a disciplina Jornalismo Especializado - Cotidiano, da Profª. Ana Eugenia Nunes de Andrade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário