quarta-feira, 25 de novembro de 2009

STARTE - Manoel de Barros

Neuber Fischer

A série sobre o poeta Manoel de Barros apresentado no programa STARTE da Globo News, em comemoração aos 10 anos da emissora, foi exibida em duas partes de 21 minutos e 50 segundos e 21 minutos e 57 segundos, totalizando 43 minutos e 47 segundos, respectivamente nos dias 09 de agosto de 2005 e 20 de dezembro de 2005. Produzidos pela Videolar S.A, sob encomenda de Youle Filmes Ltda, os dois programas dessa série são apresentados por Bianca Ramoneda e foram gravados e distribuídos em DVD. Eles oferecem uma rara oportunidade de ouvir o poeta em dois momentos de preciosas conversas.

Manoel de Barros é um dos maiores nomes da poesia brasileira, reservado e discreto, prefere dar entrevistas por escrito, onde se sente mais a vontade com as palavras. Autor de mais de 20 livros, inventor de palavras, advogado e fazendeiro, aos 88 anos, continua brincando no quintal das palavras. Manoel de Barros se diz alegre por ter conseguido preservar a capacidade criadora ao longo de toda a vida. A infância é a principal fonte de inspiração para seus poemas.

O programa e a entrevista conduzidos pela jornalista Bianca Ramoneda possui um cenário virtual, nos estúdios, onde se inicia a apresentação. O primeiro vídeo da série tem como título “Manoel por Manoel” e foi gravado na casa onde mora o poeta, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Manoel de Barros fala sobre a criação artística, a inspiração para escrever seus versos. Mostra carinhosamente o lugar onde se recolhe, o pequeno escritório onde cria e guarda seus valiosos rascunhos. Em meio a livros, em uma casa de mobílias antigas, versos e pensamentos do poeta surgem na tela para ilustrar a entrevista, que utiliza vários ângulos e planos ao longo da conversa.

No segundo programa intitulado, “Manoel de Barros, uma aventura poética”. A apresentadora Bianca e sua equipe fazem uma viagem pelo Pantanal, terra da infância do poeta e que, segundo ele, fertiliza suas palavras. Belas imagens aéreas e da natureza exuberante do local preenchem o cenário. Na cultura pantaneira, na linguagem usada no interior do Brasil e na força da natureza encontra-se a fonte da poesia de Barros. E é o próprio Manoel quem conduz a aventura pelo Pantanal e pelos seus versos. Na beira do rio e caminhando pelo campo ocorre a entrevista. Quem também dá algumas declarações é a esposa de Manoel, Stella Barros. No vídeo, Bianca mescla trechos da entrevistas com a leitura de trechos de poemas de Manoel de Barros, que tem como uma das peculiaridades, criar palavras.

Em ambos os programas uma bela trilha sonora instrumental de Aloísio Didier se alia ao som ambiente para preencher nossos ouvidos. As imagens são de Eglédio Viana; técnica Marcos Coelho; roteiro e edição de Thereza Walcacer, Bianca Ramoneda e Mariana Estill Sabino; edição de imagens de Magno Mendonça e Alex Fontes e arte Eduardo Bernardes. As ilustrações da capa do DVD e dos desenhos que aparecem ao longo do programa são de Martha Barros. Uma produção da Central Globo de Jornalismo; chefe de redação Vera Iris Paternostro; direção Rosa Magalhães; direção geral Alice Maria; sob a responsabilidade de Carlos Henrique Schroder.

O DVD é uma boa pedida para quem curte literatura, em especial poemas e poesias, e Manoel de Barros é um exemplo de simplicidade e dom de escrever. Curto e leve o vídeo é facilmente entendido e apreciado, além de contar com o bom trabalho de profissionais que sabem o que faz como Bianca Ramoneda e a equipe do Starte.


Resenha produzida em 2009 para crédito à disciplina Jornalismo Impresso A da Profª Vânia dos Santos Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário