quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Marina Silva vai ser presidente?

Neuber Fischer

Marina Silva, 51 anos, negra, filha de seringueiros do Acre, teve uma infância pobre. Hoje é senadora, ambientalista e pedagoga, filiada ao Partido Verde e possível candidata a presidência da república. Seriam estes os atributos capazez de elege-la presidente? Dificil saber. Fato é, que a entrada dela na disputa eleitoral provocou alvoroço entre os demais candidatos.

Marina Silva reúne caracteristicas do Lula, infância humilde, aprendeu a ler aos 16 anos, partiu para um grande centro e entrou para a política. Assemelha-se ao presidente americano Barack Obama, ela é negra. E reúne o apelo mundial pela preservação do meio ambiente, é discipula do ambientalista Chico Mendes, foi Ministra do Meio Ambiente e é considerada pelo jornal the Guardian uma das 50 pessoas capazes de salvar o planeta.

A questão é que Marina Silva ainda não decolou nas pesquisas. Na última sondagem do CNI/Ibope, Marina obteve 6% das intenções de voto, atrás de Heloísa Helena do PSOL, que tem 8%, Dilma Roussef do PT 14%, Ciro Gomes do PSB 14% e José Serra do PSDB com 34%. Em outro cenário, Ciro Gomes lidera com 25%, Dilma tem 16%, Aécio Neves 12%, Heloisa Helena 11% e Marina Silva 8%. Nos dois casos ela está em último lugar.

A explicação para o resultado pode estar na pouca popularidade de Marina, ela é conhecida por apenas 18% do eleitorado e é rejeitada por 37% destes.

Embora ainda estejamos a um ano das eleições, é preciso ação. Pesquisas como estas levam o eleitorado brasileiro, infelizmente, a optar pelo candidato que está na frente, é uma questão cultural. Marina Silva precisa andar pelo País mostrando sua imagem, ligada a boa repercussão internacional de seus trabalhos. A candidata do PV é sem dúvida a grande novidade das eleições 2010, e uma boa novidade, diga-se de passagem.

O nome dela fez com que a mídia mudasse o foco, e deixasse de polarizar as atenções entre PT e PSDB. O Brasil tem uma alternativa, é preciso analisar cada candidato antes de votar, e Marina reúne características de uma presidente, basta olhar e perceber que até o momento ela é a melhor opção.

A campanha na internet está liberada, Marina que é de um partido pequeno, o PV, vai ter pouco tempo no rádio e na TV, mas pode utilizar as armas que elegeram Obama nos EUA, para se mostrar e divulgar seus projetos. Sites de relacionamento e blogs devem ser o foco da candidata.

Esperamos uma eleição limpa, com debates esclarecedores, para que possamos escolher o melhor candidato para votarmos conscientes.


Artigo produzido em 2009 para crédito à disciplina Jornalismo Impresso A da Profª Vânia dos Santos Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário