quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jornalista e professora, Jandira Rezende é homenageada pelos anos de dedicação a frente do SINPRO Minas


Neuber Fischer

Nos anos de 1990, Jandira Rezende foi convidada para participar de uma das chapas para a eleição da diretoria do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, chapa esta, que venceu o pleito, assim, Jandira permaneceu por mais de 10 anos na direção do SINPRO Minas, regional de Pouso Alegre. Agora, depois de anos de dedicação ela é homenageada pelos colegas de trabalho.

Para Jandira, a homenagem é uma demonstração de consideração ao seu trabalho, “Ser homenageada é receber a atenção, o carinho e o respeito dos colegas, que assumiram a nova gestão do Sindicato, que existe há mais de 60 anos” agradece Jandira. Além de diretora do SINPRO, Jandira chegou a ser diretora da FITEE, Federação dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino, onde atuou por cinco mandatos e chegou a ser diretora executiva, tendo que exercer a função três vezes por semana, em Belo Horizonte.

Jandira se aproximou do sindicalismo, através de amigos que defendiam os direitos e a dignidade do trabalhador. “Por isso considero o movimento sindical muito importante para todas as pessoas”, diz Jandira.

Como diretora do Sindicato, Jandira intermediava audiências entre professores e representantes das escolas, participava de congressos, conferências e palestras, sempre defendendo a causa dos professores e auxiliares. Em Pouso Alegre, Jandira conta: “O SINPRO colaborou com as outras categorias de trabalhadores, como o Sindicato dos Comerciários, os movimentos estudantis e outros órgãos que sempre atuaram em benefício do cidadão”.

Jandira afirma que o maior desafio dela, enquanto professora e diretora do Sindicato, foi quando a Fundação Universitária do Vale do Sapucaí, passou por uma crise financeira, e como sindicalista, participou de reuniões com a direção da mantenedora FUVS, para resolver a situação dos salários que estavam atrasados e o reajuste anual, que após várias negociações foi resolvido e pago em parcelas.

Após deixar a direção do Sindicato dos Professores Jandira diz: “Pretende colaborar com o SINPRO Minas, para que o professor seja respeitado, tenha dignidade e possa sempre dialogar com o empregador”.

Jandira deixa um recado a todos os profissionais com relação a sindicalização: “Todo e qualquer trabalhador deve procurar o seu sindicato, conhecer o quê ele faz em prol da classe, da categoria e se filiar, porque só assim é que um sindicato pode ter sua autonomia e batalhar pela causa dos trabalhadores.

Perfil produzido em 2009 para crédito à disciplina Jornalismo On-Line da Profª. Patrícia do Prado Marques Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário