sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Matemática preocupa inscritos no Enem

Neuber Fischer

O Enem 2009 vem com novidades, entre elas, a que mais tem preocupado os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio é a matemática, que vai corresponder a 40% da prova. A matéria é a única a integrar sozinha uma das quatro grandes áreas do conhecimento em que a prova está dividida, sendo assim, pelo menos 45 das 180 questões serão apenas de matemática, a matéria de maior peso na prova objetiva.

As outras áreas cobradas serão linguagens e códigos, mais voltado para a língua portuguesa, literatura, artes e comunicação; ciências da natureza que vai cobrar conhecimentos em química, física e biologia; ciências humanas que vai aborda temas de história, geografia e sociologia; além da redação que no total global da nota tem peso de 50%.

Para o diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Héliton Tavares, o número de questões ligadas à matemática deve ser ainda maior, devido ao fato de que as questões do Enem são interdisciplinares, como é o caso de perguntas de física e química que exigem conhecimentos matemáticos, além de gráficos e tabelas encontrados em toda a prova.

O estudante João Paulo Ribeiro, que vai prestar o Enem e pretende estudar engenharia mecânica, diz “espero que as questões não estejam tão extensas, pois serão dois dias de prova e será cansativo. Não tenho medo de matemática, pois tenho mais facilidade com área de exatas, mas isso não significa que não estudarei bastante essa parte”. João que trabalha e estuda garante “a solução é estudar nos fins de semana, um pouco de cada matéria, até a data da prova. Como ainda tem um tempo para a prova, imagino que conseguirei me preparar bem”.

Para os professores de matemática o segredo é treinar o máximo de questões, principalmente a regra de três, porcentagem e trigonometria e priorizar as questões mais fáceis que o aluno consiga fazer até o fim. As questões do Enem cobram a matemática aplicada no cotidiano, questões mais contextualizadas e interpretativas, valorizam o raciocínio lógico e a interpretação de gráficos e tabelas em detrimento das que exigem cálculos complexos.

Carol Silva, estudante do curso de matemática e futura professora, afirma “assim como foi detectado temor para a realização do Enem, esse medo é presente também nos vestibulares, muita das vezes a causa maior é por "traumas" sofridos no início da educação básica, quando os professores ensinam com métodos que fazem com que os alunos se sintam desmotivados ou com medo da disciplina. Uma das melhores técnicas para afastar o medo da matemática é incluir cada conteúdo no cotidiano do aluno, na sua realidade, facilitando a aprendizagem e desfazendo a idéia de que Matemática é algo para gênios”.

O Enem 2009 vai ser realizado em dois dias, 3 e 4 de outubro, sábado das 13h às 17h30 Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias e domingo das 13h às 18h30 Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

No site http://www.enem.inep.gov.br/ encontra-se disponível um simulado de 40 questões nos moldes do novo Enem e no endereço http://historico.enem.inep.gov.br/ provas anteriores do Enem onde o inscrito pode treinar.

O resultado final vai estar disponível a partir de janeiro de 2010. Com a nota em mãos as pessoas poderão se inscrever no PROUNI (Programa Universidade Para Todos) que concede bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas, além de poder concorrer a uma vaga nas universidades públicas que aderiram ao novo Enem como processo seletivo.


Matéria produzida para a Extensão em Jornalismo Impresso do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UNIVÁS.
Atividade supervisionada pela Profª. Ana Eugênia Nunes de Andrade.
Publicada no Jornal do Estado em Pouso Alegre-MG, em 28 de agosto de 2009
Edição Nº 1867 / Ano 24 / Pág. 6

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