sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Twitter é a nova febre da internet

Neuber Fischer

O Twitter, uma espécie de rede social e microblog criada em 2006, em São Francisco, na Califórnia, EUA pela Obvious corp e Jack Dorsey se torna cada vez mais popular entre os brasileiros que já correspondem a 7% do total de usuários no mundo, o que coloca o país em 4ª lugar entre os que mais acessam o site. No mundo 14 milhões de pessoas que possuem um perfil visitam o site 99 milhões de vezes ao mês. No Brasil são quase 1 milhão de usuários. Entre 5 e 10 mil perfis são criados por dia. A maioria dos seguidores tem entre 18 e 50 anos de idade.

Curioso é que o site é todo em inglês ou japonês, e mesmo assim a cada dia aumenta o número de usuários brasileiros. Eles utilizam o blog para enviar e receber mensagens de até 140 caracteres, além de fazer amizades e seguir o perfil de outras pessoas. A pergunta a ser respondida no Twitter é “What are you doing?”, ou seja, “O que você esta fazendo?” a partir daí ele se transforma em um diário onde você pode contar tudo o que se passa no seu dia a dia. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. As mensagens também podem ser enviadas e recebidas via SMS pelo celular.

O fenomeno do Twitter começa a proliferar por todo o lado e começa agora a agarrar milhares de fãs. Imprensa, Governos, Deputados, famosos, enfim, toda a gente já começa a utilizar a rede Twitter para contar todos os seus passos. Isto reflete os números do aumento no último ano. Segundo a empresa de estudos de mercado, a comScore, o aumento foi de 700%. Ao contrário de outras redes sociais, o Twitter é diferente nos serviços que disponibiliza, revelando-se um sucesso entre os mais adultos e menos sensibilizados para a internet. Segundo Paul Saffo que possui 1066 seguidores e segue 118 perfis "O Twitter inverte a noção de grupo, em vez de criar o grupo que quer, a pessoa envia a mensagem e o grupo se forma", Paul já postou 165 mensagens.

Entre os seguidores do Twitter estão atores, esportistas, cantores, empresas e pessoas comuns, no blog você pode seguir e ser seguido por todos, ele tem sido utilizado também como canal de informação já que redes de TV, rádios, jornais e revistas possuem perfis e divulgam notícias e a rotina diária da redação. Um dos perfis mais seguido no Brasil é o do apresentador do CQC, Marcelo Tas, com quase 50 mil seguidores. Além de ser um site de relacionamentos, o Twitter se torna um meio de comunicação, onde notícias, informações, propagandas e anúncios são divulgados. Os políticos ao perceberem que o Twitter é um canal para se promover, também começam a entrar na onda. O criador do Twitter, Jack Dorsey, que possui 487.493 seguidores e segue 454 pessoas, diz que criou o site “interessado na simples ideia de ser capaz de saber o que seus amigos estavam fazendo”, ele acredita que “o sucesso do blog está na simplicidade do acesso ao site e na importante função do Twitter em conectar as pessoas”. Jack já postou 3.687 mensagens. Para o usuário brasileiro do Twitter Tiago Dantas, que segue 971 pessoas e é seguido por outras 1.394, “o blog é uma ferramenta de exposição de ideias bastante prática, simples e eficaz”. Tiago já postou 63 mensagens referentes aos mais diversos assuntos.

O próprio site se define como um serviço para amigos, familiares e colegas de trabalho que podem ao permanecer conectados se comunicar através da troca de mensagens rápidas, se atualizarem e conhecer gente nova. No Twitter, você pode ficar hiper-ligado aos seus amigos e sempre saber o que estão fazendo. Ou, você pode parar de acompanhá-los a qualquer momento. O Twitter coloca você no controle e se torna um moderno antídoto para a sobrecarga de informação. A idéia inicial do Twitter era permitir que os usuários informassem, de maneira rápida, o que estavam fazendo no momento em que navegavam pela internet. Atualmente, a ferramenta é usada para os internautas expressarem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos e também para coberturas jornalísticas em tempo real. O Twitter já é a terceira maior rede social on-line do mundo, atrás do Facebook e do MySpace, no Brasil ele ainda está atrás do Orkut conforme dados da Compete, uma empresa de análise on-line.

Algumas novidades no Twitter já começam a surgir, sensores fazem com que o microblog possa ser usado para enviar para casa alertas de segurança ou dizer aos médicos quando o nível de açúcar no sangue ou as batidas de coração de um paciente estão muito altas, além de monitorar a saúde de bebês na barriga da mãe.

Individualmente, muitos dos "tweets" - como são chamadas as mensagens de até 140 caracteres enviadas por esse microblog parecem fúteis. Mas, tomada em conjunto, a corrente de mensagens pode transformar o Twitter numa ferramenta surpreendentemente útil para resolver problemas e dar uma ideia do clima digital. O Twitter é público e gratuito, para se cadastrar basta preencher o cadastro e criar um login e uma senha no site http://www.twitter.com/.



Matéria produzida para a Extensão em Jornalismo Impresso do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UNIVÁS.
Atividade supervisionada pela Profª. Ana Eugênia Nunes de Andrade.
Publicada no Jornal do Estado em Pouso Alegre-MG, em 15 de maio de 2009
Edição Nº 1822 / Ano 23 / Pág. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário